Arquitetura

[NOTA: O site está sendo refeito. Haverá links e imagens faltando (versão site antigo)]


Alguns trabalhos com edificação nos quais houve a minha participação na elaboração do projeto e acompanhamento nas obras.
  • Salão de Festas do Lar de Idosos "N. Sra. das Graças" - Jundiaí
  • Outros serviços prestados
  • Álbum de fotos e imagens

Salão de Festas do Lar de Idosos "N. Sra. das Graças" - Jundiaí

Esta foi uma obra de reforma de um salão de festas do Lar de Idosos "N. Sra. das Graças", em Jundiaí/SP, com a PK Engenharia para elaborar em conjunto com a equipe de engenharia o projeto arquitetônico e de acabamento.

Como era antes

O prédio é um galpão retangular, com dois volumes cilíndricos em uma de suas extremidades; em um dos volumes, dois sanitários semi-circulares, cujos boxes eram posicionados nas paredes curvas, formando boxes trapezoidais cujas portas abriam para fora; noutro volume, duas "copas" semi-circulares com bancadas. O salão também retangular ocupando a maior parte da área é dotado de um lado um palco com camarins, e do outro, um mezanino, onde também estão o volumes cilíndricos e a cozinha.

O acesso ao mesanino se fazia por fora do prédio, sem qualquer cobertura. Tinha que se sair por uma porta lateral, dar volta por fora e subir uma rampa de 3 lances. A rampa ocupava o pátio frontal do prédio, obstruía a circulação e a fachada principal. Sob o último lance da rampa fora construída uma cozinha, cujo teto e piso acompanhavam a inclinação da rampa, consequentemente a pia era de "altura variável".

A sua entrada se fazia por um acesso precário vindo da rua; havia um buraco em cada lateral dessa entrada na altura no chão de forma que a água da chuva pudesse cruzar essa entrada correndo sobre o seu piso.

Havia ainda uma churrasqueira isolada e alguns "puxadinhos" ao redor do prédio. Não havia qualquer tipo de isolação acústica, nem forro e a iluminação era ineficiente. As cores do prédio eram apagadas: externo, próximo do vermelho-terra e verde; interno, branco e bege.

Fotos antes:











A reforma

Várias soluções foram tomadas (veja o projeto simplificado da reforma).

Os sanitários foram remodelados: um sanitário para cada volume cilíndrico, exinguindo-se as copas semi-circulares. Uma parede reta foi construída dentro de cada volume cilíndrico para receber os boxes e para formar outros dois mini-sanitários com antecâmaras (A.C.) para atender a cozinha remanescente.

A rampa de acesso do mesanino foi demolida juntamente com a parte da cozinha construída sob o mesmo; e ainda pôde-se criar uma sacada para o mesanino com vista para a cidade. A cozinha ficou nas dimensões que realmente o uso exige (não se faz o buffet no local; ele já vem pronto).
Na laje do mesanino, foram feitos dois rasgos que de cada qual se desce uma escada terminado em leque no piso do salão nas laterais da nova área de Apoio de Serviço sob o mesanino, auxiliando a cozinha; agora o acesso ao mesanino se faz por dentro. As bancadas curvas das antigas copas semi-circulares foram reaproveitadas na área de Apoio de Serviço.

A entrada do salão foi refeita seguindo a mesma arquitetura do edifício, com elementos que remetem ao Art Deco, um estilo presente em Jundiaí nos prédios fabris da Argos Industrial e em uma de suas vilas operárias. Construiu-se uma rede de água pluviais para a drenagem.

Uma nova churrasqueira, equipada e funcional, foi construída num volume ao lado. Todos as demais construções improvisadas foram removidas.

O prédio recebeu uma nova pintura. Optou-se por cores vivas no exterior, pois a ideia é destacar o prédio na paisagem da cidade e atrair as pessoas; e cores suaves no interior, pois não se deseja cansar as pessoas que permanecerão nele.

Mais imagens e fotos do Lar de Idosos "N. Sra. das Graças" veja aqui.

Outras fotos do prédio durante a reforma:

Fotos após:












Outros serviços prestados

Outros serviços e obras nas quais tive participação direta na elaboração do projeto, pela PK Engenharia, ora com estagiário, ora como arquiteto. Alguns deles eu estarei detalhando futuramente, com ilustrações e amostras dos projetos:

  • Ante-projeto de Pizzaria, de dois pavimentos, para 160 usuários. Tietê/SP. Projeto em andamento.
  • Estudo preliminar de Área de Lazer para o Educandário São Vicente de Paulo, contando com quadras, ciclovia, quiosques, lago, sede da administração. Pindamonhangaba-SP, área estimada 48.000 m².
  • Elaboração do projeto arquitetônico e de paisagismo do setor residencial e áreas verdes do Lar de Idosos "N. Sra. das Graças". Jundiaí-SP.
  • Elaboração do projeto arquitetônico da Igreja de São Vicente de Paulo. Tietê-SP.
  • Projeto de fachada e estudo de ampliação da sede administrativa de indústria de fertilizantes. Ideia era acrescentar um novo pavimento mantendo-se o estilo fachada atual. Tietê-SP.
  • Projeto de reforma de apartamento, incluindo projeto de revestimentos e de alguns móveis. São Paulo-SP.
  • Elaboração de contra-laudo técnico de vistoria de reforma de tabelião de notas para acessibilidade. São Paulo-SP.
  • Projeto de reforma e ampliação do Núcleo São Vicente de Paulo. Laranjal Paulista-SP. Trabalho em equipe.


Paisagismo e residência do Lar de Idosos "N. Sra. das Graças". Jundiaí/SP






Igreja de São Vicente de Paulo:







Prédio sem condomínio em Tietê/SP:








Outros (a terminar)

  • FenixAgro - estudo de ampliação da sede administrativa de indústria de fertilizantes.
  • Lar de Idosos "N. Sra. das Graças" - projeto arquitetônico e de paisagismo.
  • Salão de Festas do Lar de Idosos "N. Sra. das Graças" - projeto de acabamento
  • Exemplo de projeto de acabamentos (pintura e pastilhas) e projeto arquitetônico da obra